MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE POÇOS

manutencao-preventiva-poco-tec-drill

Saiba a importância e os benefícios de fazer a manutenção preventiva do seu poço.

Contar com um poço artesiano para obtenção de água traz inúmeras vantagens, entre elas a pureza da água, a redução de custos e um maior controle da sua utilização. Por essa razão, o serviço de manutenção preventiva de poços artesianos deve ser constante, de forma a garantir a qualidade da água e preservar o poço de possíveis danos.

A máxima “é melhor prevenir do que remediar” cabe em muitas situações da vida, e no caso dos poços artesianos não é diferente. Diagnósticos e os cuidados da manutenção preventiva reduzem a incidência de acidentes e evitam gastos inesperados com reparos e intervenções. 

A manutenção preventiva de poços é a responsável por conservar e manter a vazão regular e qualidade da água, assim como por prolongar a vida útil e reduzir a ocorrência de interrupções bruscas no sistema – fator que pode comprometer toda a produtividade do poço. 

Essa é a maneira mais econômica e eficiente de reduzir os efeitos prejudiciais de ocorrências, uma vez que, durante a exploração da água podem surgir problemas de corrosão ou de incrustação no poço, no aquífero e no sistema de bombeamento que são causados pelas características incrustantes ou corrosivas da água subterrânea ou por mudanças nos seus aspectos físico-químicas e bacteriológicos.

A legislação exige o monitoramento regular da qualidade da água de poços artesianos, e, portanto, a sua limpeza e manutenção frequentes. A Política Estadual de Recursos Hídricos visa a assegurar o controle, pelos usuários atuais e futuros, do uso da água e de sua utilização em quantidade, qualidade e regime satisfatórios.

O recomendável, é que a manutenção seja feita em um período de 2 em 2 anos e é essa uma solução bastante imprescindível para empresas, indústrias, condomínios e hospitais – pela urgência e necessidade extrema do uso dos poços.

Fatores externos

Ainda que o poço artesiano passe por revisões periódicas, existem fatores externos que podem comprometer o seu bom funcionamento como: 

  • queima/parada total do motor
  • perda do rendimento da bomba por desgaste
  • travamento do conjunto por entrada de matérias sólidas indesejadas]
  • acidentes geológicos
  • acidente elétrico
  • panes causadas por raios e trovões

manutencao-preventiva-canos-enferrujados-poco-artesianoContudo, com a manutenção programada o cliente pode evitar ou reduzir todos esses danos, sem precisar lidar com surpresas inesperadas desagradáveis. Esse processo tem justamente a finalidade de detectar problemas em potencial (avaliação de bombas e tubulações, assim como possíveis trocas ou reparos). 

O serviço de manutenção preventiva de poços contempla a avaliação de bombas, cabos, tubulações, que em caso de problemas são trocados por novos equipamentos ou passam por reparos, sendo substituídos por aparelhos provisórios enquanto estão no conserto para que o poço continue em funcionamento. A manutenção preventiva de poços artesianos também realiza limpezas químicas, com a aplicação de produtos específicos para melhorar a qualidade da água, e limpezas mecânicas, com a higienização de filtros e bombas.

Separada em tipos, a manutenção pode ser:

  • Preventiva: Periódica para manter ou melhorar a qualidade da água.
  • Corretiva: Avaliação e correção de algum problema no poço ou equipamento.
  • Recuperação: Revitalização da performance do poço.
  • Teste de Vazão: Para controle e monitoramento da produção do poço.
  • Tamponamento: Procedimento padrão para desativação do poço.
  • Pescaria: É a técnica de retirada de objetos caídos em poços tubulares durante a perfuração.

De modo geral, os pontos analisados na manutenção preventiva são os seguintes:

  • Ocorrência de ruídos, vibrações, má condição de fluxo de água, ou qualquer outra causa de mau funcionamento das bombas submersas;
  • Se há algum revestimento nas paredes das tubulações ou filtros, geralmente causados pelo acúmulo de ferro;
  • Se as colunas de bombeamento estão bem rosqueadas e sem sinal de corrosão;
  •  Verificação da integridade de todo o cabeamento elétrico da bomba (se estão inteiros, com emendas perfeitas e se estão sem sinais de desgastes que possam favorecer infiltrações de água);
  • Observar o quadro de comando elétrico (tensão, amperagem, relés, chave contadora, fusíveis e disjuntores).

 

Se algum problema desse tipo for constatado na análise inicial, possivelmente ainda dará tempo de se agendar uma manutenção corretiva para um dia mais conveniente, desde que seja num curto período de tempo, de modo a evitar a interrupção total do fornecimento de água. 

Se você estiver notando qualquer alteração indicativa de problemas no seu poço artesiano, mesmo em um período anterior à sua próxima avaliação periódica, não deixe de procurar ajuda/acionar sua assistência técnica. Existem alguns fatores que servem como bons balizadores para se testar a integridade dos poços tubulares:

  • Observe se há alguma alteração de cor ou odor na água, pois isso pode ser indício de que há revestimentos ferrosos nas tubulações ou até mesmo ferrobactérias contaminando a água;
  • Note se está havendo um aumento gritante no seu consumo de energia, isso pode significar que a bomba está desregulada ou trabalhando acima da sua capacidade;
  • Interrupção abrupta do fornecimento de água. O poço parar subitamente pode significar a queima da bomba ou de algum componente elétrico. Esse problema é muito comum em épocas de fortes chuvas ou ser decorrente de quedas de energia. 

 

Por tudo isso se faz necessária a revisão constante dos poços artesianos e de seus componentes. Muitas vezes, a limpeza nem é necessária, cabendo apenas alguns pequenos reparos e substituições de algumas peças (bomba, cabeamento elétrico, tubulação, roscas, entre outros). Evite dores de cabeça e gastos desnecessários, agende sua avaliação programada dentro do período estipulado. E lembre-se: garantir a qualidade da água proveniente de um poço artesiano é imprescindível para seu consumo. Para isso, busque empresas especializadas na perfuração e manutenção de poços, que possuam em seu corpo técnico, profissionais capacitados e equipes treinadas para garantia de um serviço que atenda as especificações técnicas e legais exigidas, além de assegurar sua saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *